Algumas verdades sobre jornalistas ... (o lado negro)

Esses dias sentada numa cadeira vendo os carros passar em frente a um lugar aí da cidade, fiquei divagando sobre essa ilusão que as pessoas tem sobre nós jornalistas.Tem gente que coloca alguns (algumas) ‘colegas’ a nível de celebridades quando muitos (as) são grandes babacas.O mundo é uma grande encenação.

Algumas verdades...

- Nem todo jornalista sabe escrever. São raros os que obedecem as normas de escrita, conhecem o Dicionário Aurélio e conseguem enunciar a seqüência lógica dos fatos. Tem gente que começa um texto falando sobre chapeuzinho vermelho e termina falando sobre os três porquinhos. Já vi colegas escreverem palavras com “s” com a letra “z”. Pior que isso é só o uso abusivo de clichês “risco de morte”, “vítima fatal”.

- Nem todo repórter é inteligente. Não se iluda com aquela cara de “eu sou o Einsten” que alguns fazem. Alguns coleguinhas são completamente dependentes dos pauteiros. Já vi gente ficar que nem cego em tiroteio quando vai pra rua sem a pauta.

- Jornalista não ganha bem. Aquela moça toda metida que longe das câmeras nem te dá tchau e age como se tivesse o rei na barriga, ganha mal para caramba. Se tiver recebendo um salário mínimo e meio é muito.

- Jornalista é o rei da simpatia. Errado. A grande maioria anda estressado e vive tomando café. Legal, mesmo só depois de um cerveja ou quando tá longe do celular ou de folga.

- Jornalista é tudo bonitinho. Ilusão. Nada que uma maquiagem não resolva.

- Jornalista vive cheio de mulher e homem (relação). A grande maioria é interesse. Por outro lado conheço colegas que aproveitam o trabalho na mídia (rádio e televisão principalmente) para passar o rodo. Tem gente que não vale uma cibalena. Mas tem exceções. Gente fiel. Casada e que ama seus companheiros.

- Jornalista esta sempre impecável. Mentira. 70% da galera fuma e vive sempre com um cheirinho de suor, anda largado e não entenda nada de moda.

- Jornalista enxerga bem. Aí! É tanta coisa pra tomar nota, escrever, atentar, descrever nos mínimos detalhes que é preciso usar óculos. Alguns de descanso outros fundo de garrafa.

- Jornalista tem o carro do ano. Que nada! Como já mencionei, ganha mal, logo isso não é possível. Se tiver uma motoca ou um fusquinha é muito. Mas tem muita gente que anda de ônibus mesmo ou ainda de carona.


- Jornalista é pé no chão. Pode ser, mas tem muito sonhador. Pessoas que acham que ‘podem mudar o mundo’.

- ‘Trabalho aqui porque gosto. Eu amo meu trabalho. Amo essa empresa.’ Mentira! Faz uma proposta de salário maior pra você ver se não muda esse discurso rapidinho. É o primeiro a limpar a mesa e ir embora.

- Todo jornalista é amigo de jornalista. Ui! Se você souber que a concorrência é braba. Junte alguns inimigos e amigos num mesmo ambiente pra ver se não terá início à terceira guerra mundial. Sem comentários ...

Faltou alguma?



*** Que fique claro isso aqui é uma grande brincadeira com um fundo de verdade intrínseca.

Comentários

  1. Anônimo21.7.10

    Seu texto começa falando do chapeuzinho vermelho(você) e termina com os três porquinhos(Ninos, Celivaldo e Jeso)...
    Uma prova que você é mesmo má jornalista.

    ResponderExcluir
  2. Jornalista é tudo isso e muito mais. Agora pergunta se algum quer mudar de profissão? Até aqueles que conseguem trabalham em outros locais, não deixam de estar sempre por perto, sempre querendo ser...jornalista! Se existe profissão dinâmica, só mesmo a dos jornalistas e o produto do que fazem é tão importante, que os patrões se recusam a aceitar a existência de um Conselho Federal que possa regular os excessos, e até o Diploma deram o jeito de cassar, para transformar os jornalistas cada vez em menos pensantes e mais técnicos em redação, afetando salários e principalmente ditando normas para usar a informação como arma de poder.
    Jornalista é tudo!

    ResponderExcluir
  3. Luana Leão21.7.10

    Adorei o texto Dannie :) Vc como sempre utilizando uma perfeita imaginação e criatividade nos textos. E jornalista... só sabe quem vive.
    Sem glamour, mas com muita paixão.
    Luana Leão

    ResponderExcluir
  4. Anônimo22.7.10

    Oh! Anônimo má jornalista porque? Isso tá parecendo dor de cotovelo.


    Felipe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Poucas palavras ...

Postagens mais visitadas