15.12.09

Rolinha não voou, voou



O passarinho da foto é a Maria Helena (não me pergunte o porquê do nome, foi o papai que escolheu). Ela apareceu lá em casa, numa dessas tardes ensolaradas. Acredito que tentou voar e não conseguiu voltar para o ninho. A irmã (ou irmão) que estava junto consegiu alçar vôo, ela não. Quis a natureza que ela esbarrasse com a mamãe e foi adotada.

Viveu cerca de uma semana dentro da cesta onde fica as bananas embaixo do bebedouro. Foi muito mimada. Não teria alguém melhor para cuidar dela senão a mamãe que é formada em biologia e adora animais.


Mas nem tudo são flores... O passarinho debilitado começou a ficar obeso e preguiçoso. Botamos a ave pra malhar. Os exercícios diários consistiam e colocá-la para andar pela casa. Depois de um tempo ela começou a correr (se podemos definir assim) de maneira engraçada.

Numa manhã a mamãe decidiu colocar a M.H pra pegar um solzinho. Pousou-a sobre uma lajota no pátio da cozinha enquanto ia terminar de fazer o almoço. E numa dessas que ninguém espera, ninguém entende, ninguém deduz, quis o destino que a pequena avezinha indefesa ......................... fosse carregada por um gavião!!! Que apareceu sabe Deus de onde!

Não é preciso dizer que todos ficaram tristes. Para compensar a perda, tentei conformar a mamãe dizendo que existem ‘milhares de rolinhas por aí e que com a devastação e toda essa destruição do meio ambiente, os gaviões (sim o vilões!) são os mais prejudicados, já que além de serem ‘desalojados’ dos seus cantinhos, ainda tem que ‘penar’ para encontrar comida.

Pobre Maria Helena ...

Que mundo cruel ...

=(

2 comentários:

  1. Anônimo2.1.10

    Querida Dannie, a historia da rolinha é muito interessante.É vendo pelo lado que existe uma cadeia alimentar e não devemos ficar tristes.Porém, esperançosos porque eu moro aqui na prainha enfrente do campo de futebol poeirão.Cercado de pequenas arvores que servem de casas de passarinhos. E que estão cheias de filhotes a espera da ADOCÃO! rsrs..Bjos pra vc e sua mãe.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19.2.14

    Dannie, eu agora (23:16 hs.) neste momento estou com um passarinho em minhas mãos o qual estava na pia (área de serviço) de minha casa, fiquei pensando o que fazer para salvar o passarinho daquela situação então resolvi buscar ajuda na internet ai fiquei sabendo que tratava-se de um pássaro chamado rolinha a coloquei em uma caixa de sapato para ela passar a noite e agora amanhã quero devolve-la a natureza.
    Abraços !

    ResponderExcluir

Poucas palavras ...