16.2.09

Dicas para fazer uma boa entrevista

Prepare-se antes da entrevista

- Informe-se o melhor possível sobre a empresa que está contratando e seu setor de atuação. Tente visitar o site da empresa na Internet e pesquisar notícias sobre o mercado.


- Saiba a qual vaga você vai concorrer. Assim, você pode escolher as suas qualidades que combinam com esse tipo de trabalho para ressaltar durante a entrevista.


- Procure ler notícias e manter-se atualizado sobre assuntos em evidência na mídia, principalmente os que têm relação com a atividade da empresa.


Apresente-se bem


- Desligue o celular assim que chegar. Se precisar deixar ligado por algum motivo importante, avise o selecionador antes da entrevista começar.


- Leve o seu currículo e esteja preparado para dar mais detalhes sobre qualquer informação que consta nele.


- Horário: Organize-se para chegar com dez ou 15 minutos de antecedência ao local da entrevista. Nunca se atrase.


- Certifique-se de que você tem tempo disponível naquele dia. A seleção pode ser demorada, e seu desempenho será prejudicado se você estiver preocupado com o horário.


- Vestuário: O fundamental para homens e mulheres é usar roupas e acessórios discretos e evitar trajes muito informais, como tênis e bonés.


- Se você conhecer o ambiente de trabalho e souber como as pessoas se vestem, pode aderir à regra. Se não conhecer, opte por um estilo clássico: calça e camisa sociais para mulheres, terno escuro e camisa branca para homens.


- Fuja de saias, decotes e roupas muito apertadas. A discrição também vale para maquiagem e perfumes: nada muito forte.


Responda às perguntas com clareza


- Tente usar um vocabulário diversificado, mas evite termos técnicos e palavras rebuscadas. Quanto mais simples e claramente você se expressar, melhor.


- Mostre segurança ao falar de si mesmo. Destaque bons resultados obtidos em sua experiência profissional ou escolar, sem exageros; cuidado para não parecer arrogante.


- Deixe claro que você conhece a empresa (afinal, você já pesquisou antes) e que está interessado na vaga.


- Procure a moderação: se você normalmente é tímido, tente elaborar mais suas respostas para que o selecionador o conheça; se é extrovertido, fique atento para falar apenas o que é oportuno.


- Por mais cordial que seja o entrevistador, mantenha a formalidade. Evite fazer piadas, por exemplo, e só fale da sua vida pessoal se ele perguntar.


- Se você não entendeu alguma pergunta ou instrução, peça para o entrevistador repetir. Não há problema nisso.


- Em dinâmicas ou entrevistas em grupo: Cumprimente a todos e seja cordial quando se dirigir a alguém. Evite conversas paralelas enquanto outra pessoa fala.


- Não interrompa outra pessoa. Peça a palavra quando ela acabar de falar.


- Fale se você discordar da opinião de outro candidato, mas tome cuidado para não parecer que está impondo a sua ideia. Deixe claro que você respeita o ponto de vista dele.


Informe-se sobre a divulgação do resultado


- Se a entrevista chegar ao fim e você não souber detalhes sobre a remuneração e os benefícios, pode perguntar em que etapa do processo seletivo isso será revelado.


- Informe-se no dia da entrevista sobre quando e como os candidatos vão receber o resultado. Não cobre uma resposta antes desse prazo vencer.


- Se você não tiver mais notícias da empresa ou receber uma resposta negativa, só peça um retorno sobre o seu desempenho no processo seletivo se for aberta essa possibilidade. Se o selecionador não retornar ou for evasivo, não insista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poucas palavras ...