26.9.08

O Verbo Aterrorizador

Outro dia os rebentos do VI Semestre de Jornalismo receberam um e-mail do Mestre Mauer ( o Coordenador) atentando para o uso ... digamos que frequente do verbo ACONTECER nos textos jornalísticos.

De lá pra cá eu e meus caros amigos estamos pensando duas, três vezes antes de empregá-lo em qualquer texto, ainda mais por que o Mestre de vez em quando faz a ronda por blogs, sites e afins procurando o 'bendito verbo'.

Eis o que ele escreveu e compartilho ...

Transcrevo o que Dad Squarisi e Arlete Salvador dizem a respeito no livro A arte de escrever bem.

"Acontecer é outra vítima da pobreza vocabular." (.....) Acontecer deve ser empregado na acepção de suceder de repente. Dá idéia de inesperado, desconhecido. (.......) Busque saídas.Uma delas é substituir o verbo: O show acontece (está marcado para) às 22 horas. O festival aconteceu (realizou-se) no ano passado. O crime não aconteceu (ocorreu). Não aconteceu (houve) o rigoroso inverno. Outra é mudar a frase: A prisão aconteceu ontem. (A polícia prendeu o ladrão ontem.) O show de Roberto Carlos acontece no Teatro Nacional. (Roberto Carlos faz show no Teatro Nacional). A divulgação do resultado acontece logo mais. (O resultado será divulgado logo mais)." (pág. 30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poucas palavras ...